sexta-feira, 3 de outubro de 2014

déjà vu. (debate presidencial).

O que houve com a Dilma?
É cansaço?
Olhos fundos.
E o Aécio?
Pernas tão inquietas.
Olhos arregalados.
Marina tem uma boa oratória.
Mas não me engana.
O Pastor para e não sabe o que fala.
Sinto falta da Luciana.
Será que eles sentem-se ameaçados?

(...)

"Depois a gente continua".
"No Natal é triste sem ceia".

Nos outros dias tudo bem.

"Continuemos".
"No meu governo ninguém vai passar fome".

 (...)

"Maconha é imoral".
"Legalizar é apologia".

(...)

"O senhor envergonhou o Brasil".
"Peço que peça desculpas".

(...)

"Aborto é crime".

E ele admite que as jovens morrem ao fazê-lo.
E não quer legalizar.

(...)

Luciana fica sem palavras com o Fidélix".

"Incita o ódio à uma suposta minoria".
"Judeus".
"Negros".
"Gays".
"Lésbicas".
"Bi".
"Travestis".
"Trans".

E não, ninguém pede o ódio.
Mas não há tolerância.
E pessoas morrem por isso.
Todos os dias.

(...)

Dilma e Aécio sorriem.
É. Às vezes parece piada.
Mas tudo isso é sério.
Questão de autonomia e independência.

(...)

E olha lá a Marina discutindo sobre falas contraditórias.
Contradição.

(...)

"A inflação está sob controle".

(...)

"Então quer dizer que a nova política não aceita inexperientes?"
"Qualquer brasileiro pode ser presidente do Brasil".

(...)

"Nós vamos rever o fator previdenciário".

Risos.

"Pra variar um pouco."
"Quando quiser".

(...)

É de ficar de cara com tanta informação que eles têm.

(...)

"Com você eu estou disposto à conversar sobre qualquer assunto".
"Espero que não".

Risos.

(...)

"Vem aqui! Te enquadrar!"
"Eu estudei você, Luciana, tá bem?"

(...)

"Hoje nós vemos uma guerra aos pobres,, travestida de guerra às drogas".
"Onde está Amarildo?"
"Nós defendemos a desmilitarização".
"Não dá uma de mocinha!"

(...)

"Não sairei preso. Sou homem justo, correto, na lei".
"Não sairá porque a homofobia ainda não é crime, infelizmente".

(...)

"Tu cede, Marina".
"É preciso ter firmeza".

(...)

"O meu programa de governo é melhor do o que o da Dilma, melhor do que o do Aécio e até muito parecido com o seu".

(...)

O que será que eles fazem nos intervalos entre os blocos?
Se olham?
Leem?
Fingem se olhar?
Fingem ler?
São amigos e fazem um brinde regado à um bom vinho tinto?

(...)

"Você que anda de jatinho, que ganha um alto salário, não sabe a realidade do povo".

(...)

"Não levante o dedo pra mim!"

(...) 

"Nós levamos MG à melhor educação do Brasil, no ensino Fundamental".

Até parece, né?

(...)

"A platéia não deve se manifestar".
"Hahahahaha".

(...)

"O cidadão está preso em casa, e o bandido solto nas ruas".
"Pastor Everaldo, o senhor está na linha que eu proponho".

(...)

O discurso eu já ouvi.
É ensaio puro.

(...)

"Marina, vamos colocar as coisas e os pingos nos 'is' ".
"No passado, ninguém prendia ninguém".

Marina à beira de um colapso.

(...)

O assunto volta à tona em um outro contexto.

"Tempo, candidata!"

(...)

"A pergunta é direta: a senhora fracassou ao longo desses 4 anos de governo?"
"Fui muito competente, se comparada aos governos os quais o senhor era líder".

(...)

E o click da caneta, lembra-me o de um ponteiro de relógio.
Está quase no fim.

(...)

"Candidata, não coloque palavras na minha boca; quem muda de opinião à todo tempo, não sou eu".

(...)

"As duas candidatas que estão concorrendo comigo".

(...)

Políticas sociais.

"Nós defendemos uma revolução tributária".
"O que a senhora acha sobre isso?"
"Eu acredito que o meu governo fez mudança nas políticas sociais".
"A senhora não respondeu à minha pergunta".

(...)

Considerações finais.

Pastor Everaldo: "Peço seu voto para fazer a verdadeira mudança que esse país precisa. A família é homem e mulher. Pastor Everaldo20. Deus abençoe.

Marina Silva: "O compromisso de que a democracia vai ser cumprida com o seu voto, no dia 5, sem medo, Marina40.

Levi Fidélix: "Jamais incitei ódio à ninguém, pois sou cristão. Meus senhores, sei que não vou ganhar nessa oportunidade. PRTB28.

Dilma Rousseff: Peço que, nesse domingo, você vote com consciência, amor e paz. Dilma13. Boa eleição".

Eduardo Jorge: "Se você se identifica com o PV, vote na força verde, em 5 de outubro, lá, na maquinazinha, Eduardo Jorge43."

Aécio Neves: "Eu acredito que podemos fazer um governo transformador. Eu me preparei para isso. Quero ser o presidente dos brasileiros. Em 5 de outubro, vote Aécio45."

Luciana Genro: "As bandeiras das minorias estarão mais fortes, quanto mais votos tiver o PSOL. Nós temos que acreditar que é possível mudar. Utopia concreta, porque pode se concretizar. Vote 50 e fortaleça essas bandeiras. A nossa luta não termina no dia 5 de outubro. Nós vamos continuar com você".


Em um debate em que vimos os três, supostamente com mais intenções de voto, tentarem a todo custo estarem frente a frente, num verdadeiro passa-ou-repassa, só o que tenho a dizer é que não. As pesquisas do IBOPE não são reveladoras da verdade. Meu voto está claro à todos que me conhecem. Eu acredito que pode haver uma reviravolta nos números. Depende do meu voto. E do seu. O Brasil precisa da mudança. E, nesse domingo, ela pode ser iniciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário